sexta-feira, 4 de março de 2016



RESENHA: “Fantasya”

Ficha técnica
Autor: Thiago Anderson
Editora: Arwen
Ano: 2015 - SP
Gênero: literatura brasileira – romance
ISBN: 978.85.682555-15-5


Observo um texto singular de fácil compreensão, pois quando encontramos algo mais incomum, o autor foi cuidadoso em definir para que o leitor não se desestimulasse na leitura e também não houvesse distorção quanto à mensagem que ele almejou retratar.
Foi fantástico ler Fantasya, sem ser redundante porque podemos entrar de forma mais profunda no universo dos elfos, e suas peculiaridades, onde tem que ser registrado há uma criatividade e imaginação muito louvável.
Nossos protagonistas Léo e Charlie são os humanos que nos apresentam todo o universo que corre perigo, dos elfos. A rainha é uma personagem que além de sábia sempre aparece em momentos estratégicos para apresentar uma solução ou colocar se para ouvir querendo zelar de forma muito materna pelo seu povo e depois também começa a afetuar-se pelos humanos (Léo e Charlie)
 Vejo nela uma governante, mas também uma mãe que se preocupa em vigiar os passos de seu filho as escondidas para que ele cresça e amadureça e também para que possa compreender como anda as escolhas dele para direcionar a educação que lhe é oferecida. Atitudes dignas de uma boa matriarca!
Mas temos também nesta obra uma luta política pelo poder do reino de Althar, que se apresenta o governante que quer lutar pela paz e harmonia e o que quer lutar pra ter poder e que pra isto é capaz de fazer qualquer atrocidade até fazer renascer um monstro que quase destruiu o reino numa outra era.
A nossa velha luta do bem e do mal, mas foi construída nesta obra de forma sagaz onde o autor apresenta os elementos aos poucos deixando o leitor preso e desejoso de saber o que irá acontecer com os personagens e até com o próprio reino de Althar.
Para compreender a ligação desta amizade verdadeira, existe um drama que ocorre no início que é o falecimento da avó de Charlie e que neste momento de luto é onde as aventuras com os elfos acontecem. Léo jura para a avó de Charlie que cuidaria do amigo, e tem outros eventos que estão ligados ao falecimento da avó de Charlie que deixo vocês descobrirem quando lerem. 
Agora sei que imaginas que irei contar algo mais... Enganou se! ... Que tal embarcar junto com o Léo e o Charlie no reino de Althar? E juntos ajudarem a solucionar todos os dilemas pequenos e grandes que surgem durante a aventura...
Já estou com saudade do Léo, Charlie da rainha, Elderon, Elgar, Alanor, Awing, Anganor até o mago ambicioso Stella. Finalizo dizendo que ao terminar de ler queria ter uma miniatura de cada um dos conselhos dos cinco, a rainha pra colocar na minha estante de livros...  Eles todos me cativaram! Tenho certeza que vocês também se apaixonarão por eles e por todo o enredo de FANTASYA.




quarta-feira, 2 de março de 2016

O tempo passou e está chegando o momento de preparação para o evento de mediação do Clube do Quintal, temos como parceiros a Editora Companhia das Letras e todos seus selos e nosso anfitrião "CAFE & ARTE" quase em frente a tradicional Praça do Coco em Barão Geraldo - Campinas - SP.
Momento chuvoso onde o clima começa a ter a característica própria do outono, em nossa região, bem propício para uma boa leitura...
Nada como um clima de outono, frio, chuva, um bom livro e uma companhia agradável pra deixar qualquer um feliz. Claro que com uma bebida quente deliciosa, chamada café que pode ter suas variações ... fazendo parte deste contexto.
Aguardamos vocês !!!
No evento do CLUBE DA LEITURA no CAFÉ &ARTE ...