sexta-feira, 15 de abril de 2016

RESENHA: DUDU E O FLA X FLU

Ficha técnica
Autor: Marcelo Santos
Ilustrações: André Faria
Editora: Kimera
Ano: 2016 – RJ
Gênero: literatura nacional, literatura infanto-juvenil.
ISBN: 978-85-688883-10-5


Desde que me recordo à rivalidade entre os times de futebol é algo levado muito a sério, onde temos conhecimento de famílias divididas, amigos que romperam amizade de muitos anos, e assim por diante.
Porém o livro vem abordar este tema, mas mostrar que podemos torcer sem romper os paradigmas estabelecidos para podermos vivenciar uma sociedade mais justa e onde ao invés de fazermos inimigos, rivais, que tal fazer amigos.
As ilustrações são singelas, mas cumprindo sua função, além de ter uma característica diferente o que acaba chamando a atenção para o conteúdo que o livro quer passar, porque somente as ilustrações não têm se a compreensão total da mensagem que foi idealizada para serem transmitidas as crianças.
Os balões com pequenas e valiosas dicas é uma saída genial do autor para comentar sobre os comportamentos se eles são ou não adequados. Temos que ressaltar esta é uma história para crianças com a leitura um pouco mais desenvolvida pela quantidade de palavras,por que para quem está no estágio inicial torna-se cansativo. Além de que o conteúdo presente no livro é uma dinâmica de crianças que já possuem um vocabulário mais extenso e conseguem fazer a ligação do que esta sendo lido e do que é vivido na escola.
Quem vai conseguir fazer com que o futebol não seja um ringue de batalha e sim um esporte nacional onde todos são um, é está nossa nova geração. Onde acabe com as torcidas organizadas e onde não precise haver a separação dos expectadores por time e sim como no livro, as famílias amigas vão juntas para assistir um clássico e torcendo com respeito ao time adversário, onde não teria mais brigas. Vibrar pelo time, torcer tudo com respeito e educação, sem sombra de preconceito.



RESENHA: JOÃO DORMINHOCO

Ficha técnica
Autor: Júlio Emilio Braz
Ilustrações: Dorotéia Vale
Ano: 2015 - RJ
Editora: Kimera
Gênero: literatura nacional, literatura infanto-juvenil.
ISBN: 978-85-688883-03-7

Livro pra estimular as crianças que estão aprendendo a ler, com palavras do seu cotidiano, sem muita complexidade, além de que o tema também é algo que podemos ver de várias formas.
Mostra como uma criança que esta entediada age, porque não tem quem brinque com ela e faça atividades que preencham seu eu e seu dia, como também podemos pensar que é uma criança que pode por ter tendências depressivas.
Um detalhe que é encantador são as “ilustrações” que são feitas uma a uma de forma artesanal, com massinha, os detalhes são delicados e muito precisos.
 Recorda-me as maquetes que outrora tínhamos que fazer para as exposições de feira de ciência, e que eu que não tenho muita habilidade artística sofria muito, por querer fazer um projeto belo, mas não possuir o dom artístico. O que me entristecia, mesmo sendo uma boa aluna, mas as crianças não sabem que não são onipotentes. Ah! Frustra-se é necessário.
Só na vivência real que as crianças experimentam e descobrem como lidar com a frustração, ou seja, como lidar com o lado positivo e negativo da vida, mas está vivência pode se dar através do contato com as histórias. Os leitores mirins não precisam vivenciar literalmente, mas ao mergulhar na história eles vivenciam e gera um aprendizado emocional de muita importância e de ganho que levará consigo para toda sua vida.
Antigamente o dia que tínhamos este estado de sonolência permanente, como João, geralmente alguém dizia que você havia sido mordido pelo “bichinho do sono”, o que na sabedoria popular não está totalmente errado, quem possui esta letargia podendo ser um sintoma de algo que não está em equilíbrio no nosso corpo, como também pode ser uma forma de sinalização que a criança nos mostra que algo no seu psiquismo também precisa de um olhar mais atencioso.




quinta-feira, 14 de abril de 2016

RESENHA: GINO & POLACO; DETETIVES PARTICULARES.
“O caso Aníbal”

 
Ficha técnica
Autor: Tiburcio
Ilustrações: Marcelo Tiburcio Vanni
Ano: 2015 –RJ
Editora: Kimera
Gênero: literatura infanto-juvenil, literatura nacional,
ISBN: 978-85-688883-07-5

Um livro bem humorado e com um caso a ser solucionado que aparentemente é muito complexo e que até o próprio detetive parece não estar conseguindo compreender o que se passa realmente. O detetive que alega ser o mais inteligente não se deu conta que estava sendo enganado por seus amigos para uma comemoração surpresa de seu aniversário.
Para pessoas ansiosas e ou curiosas este livro pode exercer um efeito colateral, que pode ser interpretado como positivo ou não dependendo da personalidade do leitor, se for como eu os pais estão perdidos, minha mãe não sabia deste perigo quando incentivava a leitura quando eu era apenas uma garotinha. O vício! E de não descansar ou ir deitar ou fazer o dever de casa enquanto não terminasse o que havia começado.
Crianças que tendem ser ansiosas, livros de solução de mistério ou problemas como é o caso são livros que não promovem o prazer da leitura e sim a angústia até que saiba o que de fato acontecerá. Não que estás crianças não deva ler, mas devam ler com tempo e paciência dos responsáveis e que compreendam porque algumas leituras possam gerar algum outro comportamento ligado à ansiedade que talvez não agrade aos responsáveis. Tendo ciência tudo fica mais fácil obter o controle.
Já observo que este livro é pra crianças que tem uma compreensão mais desenvolvida, porque tem muita coisa subentendida e mais o raciocínio pra tirar o Polaco aparentemente da história, ele não foi esquecido num buraco negro das “estórias” e sim ele estava ajudando a organizar a festa surpresa... Por isso sai para comprar pizza.
Os detalhes da ilustração não podem ser esquecidos porque tem sua fiel função, como cachimbo, caneta (o tipo de caneta), diploma de detetive, postura de ambos os personagens são posições clássicas de relatos de detetives.
O nome do filme do cinema, tudo ligado a cachorro, são dados criativos do autor que tem que ser elogiado, mesmo sabendo que o autor é reconhecido no universo das HQs, o que este mundo vizinho dos livros que são as HQ que também permitem ser o que quisermos e estar onde desejarmos é só mergulhar numa história e permitir-se ser conduzido (a).
Será que teremos mais casos para serem desvendados por estes dois detetives atrapalhados e muito deliciosamente engraçados? Espero que sim...




RESENHA: “O JARDIM POLUÍDO”

Ficha técnica
Autora: Neusa Maria Kale da Cal Paulo
Ilustrações: Vanderlei Sadrack
Ano: 2015 – RJ
Editora: Kimera
Gênero: ficção, infanto-juvenil, literatura brasileira  
ISBN: 978-85-68883-02-0


Uma temática muito atual e de grande importância que é o cuidado com as coisas e como podemos prejudicar quem amamos, como os animais. Mas o livro mostra que podemos ficar inconformados o que não nos dá direito de agir como quem repudiamos.
E que pensar no bem estar do meio ambiente se faz de fundamental importância como destacou com muita sabedoria, a coruja, creio que foi por isso que a mesma disse, que não cuidar do meio ambiente é uma ato de falta de educação, completo eu, é burrice porque precisamos de todos os seres da natureza. Cada um com sua função, assim como na sociedade que precisamos ter relações duradoras, mas de qualidade preservando o que nossas ações podem ter de consequência no existir do outro.
A história além de educativa e bela me alegrou porque a autora lembrou que o vocabulário das crianças não é muito extenso por mais belo que fique escrever de uma forma mais culta, porém foi coerente porque a preocupação é nítida no desejo de transmitir um conceito para seus leitores. Tendo em mente qual e quem é seu público alvo.
Outro aspecto muito significativo é a diversidade dos animais que aparecem na história, todo sempre interagido de forma “civilizada”, muitas vezes os humanos não são tão civilizados e nem se preocupam em solucionar um problema que ainda não lhe atingiu. Além disto, o respeito que se faz presente mesmo sabendo que não são iguais, mas que a diferença pode fazer deles um povo grande e forte. O que acontece quando eles se juntam pra buscar a solução e quando a encontram formam uma campanha de lutar para uma vida melhor.
O interessante é que a mensagem da história é belíssima e passada de forma pontual sem muita enrolação, as figuras favorecem o entendimento da dinâmica da história, e tem os conceitos que citei acima quem são passados de forma indireta, talvez nem tenha sido premeditado pela autora.



quarta-feira, 13 de abril de 2016


 
RESENHA: “HOMEM FORMIGA;INIMIGO NATURAL”

Ficha técnica

Autor: Jason Starr

Editora: Novo Século - Marvel

Ano: 2015 – SP

Tradução: Caio Pereira

Gênero: literatura americana, ficção norte-americana, super-heróis, HQ.

Uma história do universo MARVEL

ISBN: 978-85-428-0604-5


Temos uma história breve, porém rica em detalhes. Quero abordar alguns temas que aparecem no livro e que são muito importantes. Uma aventura bem contextualizada e abordando de forma bem humorada temas polêmicos como: uma vez ladrão sempre ladrão! Questiona esta afirmação como também questiona que tudo depende do caráter, mas o sistema prisional tem funcionalidade.

Paternidade sendo divorciado, e mais de uma vez o Scott (homem-formiga) deixa claro que entre ser herói e ser pai ele nem pestaneja em decidir pela sua filha. E a sua palavra que outrora fora dada que só usaria o traje em prol do bem ele cumpri. Como diria os antigos: a palavra dele tem a validade do fio do bigode.

Se hoje tem fisicamente a maturidade para gerar e prover uma casa, também tem que ter palavra de que o que é prometido / combinado é realizado. O que também faz pensar que o sistema prisional funcionou com ele porque ele caiu na “lábia” de bons articuladores do mal, mas no psiquismo dele ele não tem tendência à delinquência nem a perversão. Onde não há limite do que é permitido e do que não é.

Provavelmente ele é um neurótico com tendências depressivas que não estava num bom momento e no seu caminho apareceram pessoas que perceberam que ele estava fora do controle socialmente aceito e dito como normal. Por isso Dr. Pym ofereceu uma forma que ele pudesse se redimir com os erros cometidos como os crimes que fez e ajudou a fazer.

Tanto dando o traje do homem formiga e ensinando a usar como também quando ele teve que testemunhar contra seu antigo parceiro de crime. O que comprovou mais uma vez a idoneidade dele. Tamanha era a não habilidade para vida criminosa que quando sequestraram a filha dele.

O que fez esta pessoa ter mais um herói pra acompanhar e amar, são as temáticas tão reais e atuais... E sem falar que o livro é escrito de forma bem humorada, a trama muito envolvente e a sacada da partícula que faz com que ele aumente e diminua de tamanho é somente sensacional.

Bom, tem outras temáticas abordadas mas na minha opinião eu já elenquei as de maior peso. Espero que tenhamos a oportunidade de ver outras aventuras do homem-formiga ou quem  sabe da menina-formiga. Deixei por ultimo de proposito a descrição de Cassie usando o traje e fugindo do guarda costa –FBI, não tem igual. Por que os adolescentes fazem coisas que nem imaginamos, até mesmo as crianças da primeira infância.

Vou sentir saudades!  E aguardo mais histórias ...