sexta-feira, 15 de abril de 2016


RESENHA: JOÃO DORMINHOCO

Ficha técnica
Autor: Júlio Emilio Braz
Ilustrações: Dorotéia Vale
Ano: 2015 - RJ
Editora: Kimera
Gênero: literatura nacional, literatura infanto-juvenil.
ISBN: 978-85-688883-03-7

Livro pra estimular as crianças que estão aprendendo a ler, com palavras do seu cotidiano, sem muita complexidade, além de que o tema também é algo que podemos ver de várias formas.
Mostra como uma criança que esta entediada age, porque não tem quem brinque com ela e faça atividades que preencham seu eu e seu dia, como também podemos pensar que é uma criança que pode por ter tendências depressivas.
Um detalhe que é encantador são as “ilustrações” que são feitas uma a uma de forma artesanal, com massinha, os detalhes são delicados e muito precisos.
 Recorda-me as maquetes que outrora tínhamos que fazer para as exposições de feira de ciência, e que eu que não tenho muita habilidade artística sofria muito, por querer fazer um projeto belo, mas não possuir o dom artístico. O que me entristecia, mesmo sendo uma boa aluna, mas as crianças não sabem que não são onipotentes. Ah! Frustra-se é necessário.
Só na vivência real que as crianças experimentam e descobrem como lidar com a frustração, ou seja, como lidar com o lado positivo e negativo da vida, mas está vivência pode se dar através do contato com as histórias. Os leitores mirins não precisam vivenciar literalmente, mas ao mergulhar na história eles vivenciam e gera um aprendizado emocional de muita importância e de ganho que levará consigo para toda sua vida.
Antigamente o dia que tínhamos este estado de sonolência permanente, como João, geralmente alguém dizia que você havia sido mordido pelo “bichinho do sono”, o que na sabedoria popular não está totalmente errado, quem possui esta letargia podendo ser um sintoma de algo que não está em equilíbrio no nosso corpo, como também pode ser uma forma de sinalização que a criança nos mostra que algo no seu psiquismo também precisa de um olhar mais atencioso.




Nenhum comentário:

Postar um comentário