quinta-feira, 2 de junho de 2016

RESENHA: O HERDEIRO ENCANTADOR


Ficha técnica

Autora: Cinda Williams Chima
Tradução: Angela Tesheiner
Editora: Farol literário
Ano: 2016 – SP
Saga Herdeiros vol. 4
Gênero: literatura internacional, literatura juvenil, literatura fantástica.
ISBN: 978-85-8277-061-0

Esse livro é muito singular no seu enredo, pois mesmo contendo temáticas que são vividas, a autora apresenta os “savants”, onde muitas características que se apresentam como sequelas de um possível envenenamento, são reconhecido e muito pouco discutido no meio dos profissionais da área da saúde, temos essas semelhanças assim como outras...
A tendência à genialidade, onde são muito sensíveis, ou seja, as emoções são plenamente vividas na sua totalidade, facilidade com a música e artes em geral. Grande parte do livro sempre tem um contexto musical relacionado e assim como os artistas que fazem parte do grupo dos protagonistas, mas também a valorização do artesão que constrói de forma única e singular guitarras...  é o caso de uma de nossas protagonistas Emma.
Onde a história de uma garota suburbana acaba se encontrando com a vida dura e sacrificada dos savants que sobrevivem ao terrível acidente de envenenamento das águas. Emma perde todos seus familiares que sabe que possui, assim como o que descobre que já havia falecido se fazendo necessário viver novamente um luto, e uma sensação de abandono, de recomeço e de atentado a sua vida, pois há um grupo de adultos que ao invés de zelar pelos adolescentes ficam preocupados com suas rinchas pessoais, colocando Emma no meio disto a fazendo correr risco de vida, graças a curandeira que é aluna do Gabriel – Dulcarama salvam ela.
Através de seu amigo Jonah. A história de Jonah também está relacionada a perdas e incertezas, ele perde sua irmã que por conta da contaminação que ele sofrera atinge ela, o que faz com que ele tenha de viver com uma culpa, pois na tentativa de salva lá acaba matando-a. Já o seu outro irmão fica com sequelas irreparáveis... Mas a genialidade o mantem vivo e a esperança de conseguir conter o fogo que ele produz quando convulsiona.
Estas duas histórias se assemelham e se trombam em determinado momento do livro, o que faz a adrenalina ir às alturas, eu li o livro durante dois dias e meio porque você encontra dois adolescentes precisando de cuidados, gritando por um colo materno e isso lhe foi tirado brutalmente.
Além de ter a parte onde começam a lidar com as crianças que ficaram com sequelas de forma desumana, quantas vezes não presenciamos ou não somos preconceituosos com o que é diferente. Estamos no século XXI e as pessoas não sabem lidar com epiléticos, muitos ainda acreditam que se contaminaram através da saliva, porém ninguém se questionou se é fácil viver sem ter domínio de seu corpo? Não poder fazer coisas simples, mas de grande valia, como morar só? E como fica o corpo deles após uma convulsão? Há algum mal estar? O mesmo fazia com o Kenzie irmão de Jonah, por isso a dificuldade de lidar com o outro.
Apesar de estes adolescentes serem seres dotados de poderes por muitos desejados, e habilidades muito uteis para as aventuras e as missões determinadas pelo tutor deles Gabriel, que é o dono de uma escola para dotados, mas isso gera consequências físicas e estes alunos tem que começar a desvendar o mistério da água envenenada pelos magos. O mistério do massacre do Monte do Espinhadeiro, uma comunidade Weir que se localizava no Brasil.
Bom, agora vou ajuntando os pontos e espero que vocês leitores tenham ficado curiosos ou preocupados com minha sanidade.
Os protagonistas deste livro são seres dotados de algumas habilidades, ou feiticeiros, curandeiros, magos, encantadores ou como um deles que tinha todas as habilidades e elas lhe eram capacitadas com treino, mas muitas vezes surgiam de acordo com a necessidade do momento.
Porém tenho uma notícia triste... Para nós, mas também muito deliciosamente boa de saber, as desventuras e aventuras dos adolescentes weirs começaram deixaram um desejo de saber como tudo acaba, mas estamos apenas no primeiro volume, tem muita coisa para acontecer e muita coisa a ser esclarecida.
O interessante que o fantástico tem mais temáticas reais que imaginamos... Que venham os outros volumes... Por mim tiraria uma semana, duas se preciso para conhecer de perto as aflições e dilemas destes personagens que me conquistaram... Já estou com saudades... Até breve!