quinta-feira, 14 de abril de 2016

RESENHA: “O JARDIM POLUÍDO”

Ficha técnica
Autora: Neusa Maria Kale da Cal Paulo
Ilustrações: Vanderlei Sadrack
Ano: 2015 – RJ
Editora: Kimera
Gênero: ficção, infanto-juvenil, literatura brasileira  
ISBN: 978-85-68883-02-0


Uma temática muito atual e de grande importância que é o cuidado com as coisas e como podemos prejudicar quem amamos, como os animais. Mas o livro mostra que podemos ficar inconformados o que não nos dá direito de agir como quem repudiamos.
E que pensar no bem estar do meio ambiente se faz de fundamental importância como destacou com muita sabedoria, a coruja, creio que foi por isso que a mesma disse, que não cuidar do meio ambiente é uma ato de falta de educação, completo eu, é burrice porque precisamos de todos os seres da natureza. Cada um com sua função, assim como na sociedade que precisamos ter relações duradoras, mas de qualidade preservando o que nossas ações podem ter de consequência no existir do outro.
A história além de educativa e bela me alegrou porque a autora lembrou que o vocabulário das crianças não é muito extenso por mais belo que fique escrever de uma forma mais culta, porém foi coerente porque a preocupação é nítida no desejo de transmitir um conceito para seus leitores. Tendo em mente qual e quem é seu público alvo.
Outro aspecto muito significativo é a diversidade dos animais que aparecem na história, todo sempre interagido de forma “civilizada”, muitas vezes os humanos não são tão civilizados e nem se preocupam em solucionar um problema que ainda não lhe atingiu. Além disto, o respeito que se faz presente mesmo sabendo que não são iguais, mas que a diferença pode fazer deles um povo grande e forte. O que acontece quando eles se juntam pra buscar a solução e quando a encontram formam uma campanha de lutar para uma vida melhor.
O interessante é que a mensagem da história é belíssima e passada de forma pontual sem muita enrolação, as figuras favorecem o entendimento da dinâmica da história, e tem os conceitos que citei acima quem são passados de forma indireta, talvez nem tenha sido premeditado pela autora.



Nenhum comentário:

Postar um comentário