sexta-feira, 18 de março de 2016



RESENHA: “AMIGOS, AMANTES, CHOCOLATE”.

 
Ficha técnica
Autor: Alexandre McCall Smith
Tradutor: Ivo Korytowski
Editora: Companhia das letras – 2009 – SP
Gênero: ficção policial – mistério – literatura inglesa – romance inglês
ISBN: 978-85-359-1371-2

Primeiro temos no início uma história onde acreditamos que seguirá o caminho esperado para os contos de fadas, um final feliz. Em todos os momentos parece que este final já chegou, mas tem um questionamento que a princípio parece não ser lembrado pelo autor. Uma leitura cativante e instigante que faz querer saber logo como será o fim e se eu concordarei ou não.
A história se passa na Escócia, temos a Isabel que trabalha como editora de uma revista Ética Aplicada, sendo ela filosofa, tem Cat que é dona de uma delicatéssen, acaba acontecendo à necessidade de Cat se ausentar e Isabel fica responsável pela delicatéssen, onde muita coisa acontece.
Onde aparece um freguês chamado Ian que também é psicólogo e teve que ser operado, um transplante de coração. E nisto ele começa a visualizar um rosto de forma parcial que lhe incomoda muito.
Nisto ele se desabafa com Isabel e pede que ela lhe ajude a pensar de forma mais racional e lógica tentando encontrar o dono deste rosto que eles acreditam que tenha sido o assassino que matou quem deu origem ao seu novo coração.
Nisto gera muitos dilemas éticos e morais. Pois Isabel encontra que ela acredita ser o rosto que atormenta Ian também tem outro dilema, pois se apresenta como o marido da mãe do moço que doara o coração a seu amigo.
A partir deste momento Isabel somente consegue se aumentar suas tarefas da revista porque não consegue se concentrar a não ser pra solucionar este problema. Correndo o risco de perder seu grande amigo e o homem que sempre ela amou e ele há muito tempo também sentia enorme ternura por ela, mas como ela nada demostrava a não ser uma grande amizade, quando ele recebe uma proposta de trabalho muito significativa muda todo cenário desta história basicamente onde suspeitava de como seria o final dela. O que não ocorre para surpresa de todos os leitores...
Excelente história! Agora é só aguardar o dia 30 de março de 2016 onde haverá a mediação deste livro e posteriormente será divulgado o roteiro discutido.




Um comentário: