quarta-feira, 30 de março de 2016


RESENHA: “O pássaro”
Ficha técnica
Autora: Samanta Holtz
Editora: Novo Século
Ano: 2014 – SP
Edição: segunda
Gênero: romance – ficção – literatura brasileira
ISBN: 978-85-428-0287-0

Primeiro temos um pedido meu de desculpas a Samanta e as loucas por Samanta Holtz porque tive tantos eventos que foram dificultando minha reflexão e possibilidade de sentar e pontuar os aspectos do livro que me marcaram, e preciso dizer este romance é um romance que me fez refletir no que é o amor.
Confesso que os questionamentos de Caroline são muito reais até para os dias atuais porque tem momentos que parece que vivemos no feudalismo, com tantos preconceitos e paradigmas que deveriam ser colocados de lado para se ter uma sociedade mais humana e feliz.
Como a própria mãe e bisavó de Caroline todas tendo que viver uma submissão em prol da manutenção da sociedade com uma raça digna e sem permitir misticismo, jamais podendo permitir que o patrimônio diminuísse ao invés de crescer.
Caroline mostra-se desde cedo muito corajosa e que não se calaria e toleraria muitos abusos como não se conformava com o silêncio de sua mãe, que depois foi compreendido, e a fragilidade de sua irmã Elizabeth, onde num certo momento da trama elas percebem que muitas vezes Caroline estivera certa e mudam radicalmente suas atitudes.
Quanto aos afetos arranjados isso corroía a alma de Caroline, que nascera pra ser livre e não para viver aprisionada em regras sociais que não tinham base interior pra tamanha rigidez e conservadorismo que o Barão (seu pai) demonstrava.
Depois de ter enfrentado o Barão de pequena e ter levado uma surra que jamais esquecera, tanto a magoa como a conduta jurava que não seria como ele. E como ser? Com os acontecimentos casamento de sua irmã e no mesmo dia ele faz uma surpresa infeliz, perante os convidados e a sociedade declara o anúncio de noivado de Caroline sem ter o seu consentimento.
A revolta que Caroline sente não cabe dentro de si mesma, mas ela consegue encontrar quem queira participar de tamanha ousadia. Fuga marcada, amor bate na porta sem pedir licença, conhece o que sente após quase perder quem lhe é precioso. Segredos são desvendados, sua saúde fica debilitada, todos se mobilizam...
Mas as aves nasceram para voar, por isso depois de muito sofrer e muito amar, Caroline vai ao encontro de seu destino.
Você acha que deixei lacunas no texto? Não!
Eu apenas mostrei o que você pode encontrar ao ler este livro... se a curiosidade lhe incomodou ... Acho que Caroline te cativou antes de começar a conhecer ela através da visão de nossa autora.
Quer conhecer melhor esta historia que ensina o que é amar, e que para amar além de permitir se amar e for amada, é necessário desprender-se de tudo até do que lhe é mais precioso.


Samanta desejava saber se gostei... Primeiro sua forma de relatar os fatos parece que visualizava cada cena com seus detalhes necessários. Depois a temática que abordou foi de uma grandeza... Quando minha inocência imaginava que tudo iria se resolver... Lá vinham mais emoções... Meu coração não resistiu!
Confesso que fazia tempo que um livro não me mobilizava internamente tanto quanto este... Ri, chorei (literalmente varias vezes) torci, vibrei, e amei o fim. Mas aprendi a gostar de quase todos os personagens exceto o Barão.
Muitas vezes detestei Bernardo, achava ele um monte de coisa, mas ele finaliza o livro mexendo com meus afetos mais puros... Lembrando sempre do seu AMOR ETERNO.
Quem não deseja um?

Meus votos: espero que quando lerem esta obra não tenham o mesmo infortúnio que eu, pois foi semana mais curta, organização de lembrança de Páscoa para escola do meu filho, festinha de Páscoa na escola do meu filho, festa da Páscoa na família. E eu querendo ler e escrever... Espero que possam ler e refletir sem serem atormentados os vossos pensamentos.





Um comentário:

  1. Melissa querida!

    Que resenha belíssima!!! Lindamente escrita... você sabe colocar muito bem as palavras, parece até aquelas cartas escritas com tanto capricho nos tempos mais antigos!! Quase os tempos de Caroline... hahaha!

    Fiquei muito feliz em saber que você gostou tanto da história, querida! Que alegria! Minha missão no mundo, com meus livros, é tocar corações... e saber que alcancei o seu me deixa muito feliz! Você é uma pessoa muito querida, e foi uma alegria conhecê-la em Campinas!

    Que Deus a abençoe e conserve esse seu coração cheio de bons sentimentos!

    Com carinho,
    Sam

    ResponderExcluir