sexta-feira, 6 de maio de 2016

RESENHA: O MISTÉRIODOS NARIZES DESAPARECIDOS

 
Ficha técnica

Autor: Ney Megale
Ilustração: Ney Megale
Editora: Kimera
Ano: 2015 – RJ
Gênero: literatura infantojuvenil, literatura brasileira, contos.
ISBN: 978-85-68883-01-3

Quando peguei nas mãos o livro logo fiquei intrigada com o título bem peculiar, me recordou da brincadeira de “roubar o nariz”. Que muito adulto faz com as crianças e que as deixam desconcertadas, ao aproximar a mão com o polegar entrelaçado com o dedo indicador e o dedo médio, porém tive uma surpresa com a capacidade criativa do autor.
Onde imaginaria que seria o mistério solucionado por conta do festival anual do boneco de neve, e que o livro soluciona o mistério, mas pode ser que seja temporariamente?
A linguagem rimada é boa para acostumar as crianças com outra forma de escrita, onde as ilustrações colaboram para que haja uma melhor interpretação. O autor escreveu de forma singular, não só a temática, mas a estrutura também o protagonista não fica bem claro quem é deixando a imaginação do leitor ir até o infinito, podemos entender também que o protagonista é o vilarejo, povoado, cidade e não uma única pessoa que comumente nos é trazido pelos autores.
O que me deixou perplexa foi que a ideia do enredo do livro veio do filho do autor quando este tinha apenas três anos, que é uma época onde a imaginação é um terreno fértil, além de que um simples pedaço de madeira pode ser uma espada, uma arma com laser. Assim ela vai sendo alimentada por histórias e por situações que favorecemos o uso da imaginação e criatividade, é uma importante função que pais e educadores temos para com as crianças.
Alimentar suas mentes com alimento que seja fértil e que favoreça uma vida mais simples com menos angustias e sofrimento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário