terça-feira, 22 de março de 2016


RESENHA: “O espelho do monge”

Ficha técnica
Autora: Rosana Dias Vitachi  (PKT)
Editora: Chiado
Ano: 2015 - SP
Gênero: romance nacional – literatura fantástica – ficção
ISBN: 978-989-51-3530-1

Este é um livro que nos prende e nos surpreende a cada linha, quisera eu não ter sono para poder ler ele de uma única vez. Tamanha é a sede que nos provoca, como se a historia de Safia também é um pouco da história de descoberta e redescoberta de identidade de cada um. A autora sabendo ou não usa conteúdos técnicos psicológicos específicos de uma abordagem que segue o fundador C. JUNG, a ideia de arquétipos e os simbolismo presente nesta obra deixaria Jung muito feliz, porque tem situações que dirá numa linguagem mais popular que ela usa metáforas comuns a todos os inconscientes (arquétipos) às avessas.
Surpreendente! Delicioso de ler e ver o simbolismo presente muitas vezes quando a Safia tem seu “delírio”, faz sua viagem,  tem seu sonho consciente, por exemplo, certa vez ela encontra  um ser manso e meigo que é o gato, mas que é o inimigo de Safia que vem atrapalhar sua jornada, quantas vezes as aparências nos enganam?
Como em outros momentos fará alusão a Adão e Eva cederem à tentação meiga e sutil da serpente. Mas que se apresenta num homem bem vestido e com aparência desejável. Ou quando (nesta eu fiquei extasiada )o reino vem até o encontro de sua rainha Safia.
Estas e muitas outras aventuras encontrarão nesta história que deixa você vibrar e se alegrar a cada conquista e descoberta da protagonista. Pena que a história acabou... Quero mais!
Contudo temos uma protagonista obstinada e determinada que almeja descobrir desde cedo, sobre uma lenda que era desacreditada por muitos. Aluna de arqueologia também tentou obter apoio acadêmico, mas não obteve sucesso. Muitas vezes até a própria Safia não acreditava que conseguiria, porque ouvia mais o que o outro pensava e achava dela do que o que realmente era. Sua fala tinha sua insegurança estampada, mas tudo muda quando ela tem um encontro com o espelho.
Mas para protegê-la dos que tramavam seu mal é enviado um anjo da guarda para Safia e como o espelho também tinha seu protetor, creia muita coisa acontece. Tendo perto de si um anjo que não só protege o espelho como também a guia pra descobrir sua vocação, onde é o seu lugar, e mais ensina que servindo sempre não importa qual seja sua posição social.
Acha muita informação? Pouca ligação? Sinto muito... Este era o objetivo deixar você leitor desejoso por conhecer mais sobre esta aventura...




2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Que alegria receber suas palavras! Maravilhoso a história ter tocado seu coração! Espero que encante a muitos outros leitores e os faça descobrir a felicidade que os habita! :)

    ResponderExcluir