domingo, 6 de março de 2016



RESENHA: Compaixão

Ficha técnica
Autora: Toni Morrison – prêmio Nobel
Tradução: José Rubens Siqueira
Ano: 2009 - SP
Editora: companhia das letras
Gênero: ficção norte – americana
ISBN: 978-85-359-1506-8

Este livro fala sobre a questão da escravidão vivida nos estados unidos da América, a questão do negro e o quanto eles ainda sofrem preconceito decorrente do final da escravidão e inicio do capitalismo.
São cinco personagens que cada capítulo uma destas personagens faz relato sobre sua experiência. Ou seja, é a visão de cinco mulheres sobre uma mesma situação e como cada uma vivencia seus dilemas e tentam solucionar o momento vivido, procurando solucionar os dilemas que já possuem e tentando não favorecer a existência de outros.
É uma história que não é descrita de forma linear, e o tempo também é atemporal, pois apesar de ser um livro razoavelmente curto é um livro com uma linguagem que se modifica de acordo com qual personagem narra o capitulo.
O fechamento do enredo do livro acontece no ultimo capitulo o que prende o leitor mesmo sendo uma leitura densa e complexa com um contexto histórico bem detalhado É um livro muito interessante, mas é um livro que precisa de muita atenção e dedicação do leitor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário