domingo, 6 de março de 2016


RESENHA: Mar inquieto

Ficha técnica
Autor: Yukio Mishima
Ano: 2002 – SP
Editora: companhia das letras
Gênero: romance – literatura japonesa.
ISBN: 978-85-359-0289-1

A mais bela história de amor e de respeito ao outro             que eu já li. É um “Romeu e Julieta” com um final surpreendente. E que fez minha resistência para com o autor cair de joelho, pois só um coração muito sensível e amável tem condições de descrever uma história da forma como ela se apresenta.
Encantador tendo um modelo de sociedade tradicional onde regras não podem ser questionadas mesmo que não esteja correto, vermos o pai de a protagonista corrigir um erro que cometera no início da trama e que admitindo que estando errado num modelo de sociedade machista e que mulheres não são cidadãs que possuem voz ativa. Nem na sociedade, muito menos dentro do seio familiar.
Onde poderia imaginar que haveria um personagem que eu tanto detestei, e que depois queria cobri ló de beijos por sua atitude meiga e coerente, indo remediar um erro que cometerá há muito tempo... O que demostrará o quanto esse pai ama essa filha e a respeita, mesmo muitas vezes não sabendo demonstrar tanto o respeito como o afeto sentido.
Assim como eu vejo que ao se falar de literatura japonesa existe certo receio, por conta dos ritos e tradições desconhecidas por nos do Ocidente. O que se agrava ao ler e ou pesquisar sobre o autor, que chegará cometer o suicídio sendo muito novo.
Mas tenho certeza que assim como eu quem ousar arriscar ficará encantado, pois tem um enredo que nos deixa surpreso e boquiaberto, chegando a ficar dias refletindo sobre o fim, é uma leitura que nos envolve de tal forma que não dá pra abandonar sem finalizar... E se as obrigações lhe convocam sua mente fica onde você parou momentaneamente a leitura. Temos outro ganho fabuloso que é aprender um pouco mais sobre a cultura e as tradições japonesas antigas.
Em minha opinião muitas fazem mais sentido do que imaginamos, e criticar sem conhecer é sinal de arrogância e petulância e não de humildade e de afeto como o livro nos ensina...
Sabe que escrevendo me deu vontade de rever toda a bela história? Imagino que deve ter sentido um pingo de vontade em ler... Esta história nem que seja pra discutir e discordar de mim...

Estou abeta a ouvir outras opiniões, afinal este é um autor que causa polêmica mesmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário