quinta-feira, 14 de abril de 2016

RESENHA: GINO & POLACO; DETETIVES PARTICULARES.
“O caso Aníbal”

 
Ficha técnica
Autor: Tiburcio
Ilustrações: Marcelo Tiburcio Vanni
Ano: 2015 –RJ
Editora: Kimera
Gênero: literatura infanto-juvenil, literatura nacional,
ISBN: 978-85-688883-07-5

Um livro bem humorado e com um caso a ser solucionado que aparentemente é muito complexo e que até o próprio detetive parece não estar conseguindo compreender o que se passa realmente. O detetive que alega ser o mais inteligente não se deu conta que estava sendo enganado por seus amigos para uma comemoração surpresa de seu aniversário.
Para pessoas ansiosas e ou curiosas este livro pode exercer um efeito colateral, que pode ser interpretado como positivo ou não dependendo da personalidade do leitor, se for como eu os pais estão perdidos, minha mãe não sabia deste perigo quando incentivava a leitura quando eu era apenas uma garotinha. O vício! E de não descansar ou ir deitar ou fazer o dever de casa enquanto não terminasse o que havia começado.
Crianças que tendem ser ansiosas, livros de solução de mistério ou problemas como é o caso são livros que não promovem o prazer da leitura e sim a angústia até que saiba o que de fato acontecerá. Não que estás crianças não deva ler, mas devam ler com tempo e paciência dos responsáveis e que compreendam porque algumas leituras possam gerar algum outro comportamento ligado à ansiedade que talvez não agrade aos responsáveis. Tendo ciência tudo fica mais fácil obter o controle.
Já observo que este livro é pra crianças que tem uma compreensão mais desenvolvida, porque tem muita coisa subentendida e mais o raciocínio pra tirar o Polaco aparentemente da história, ele não foi esquecido num buraco negro das “estórias” e sim ele estava ajudando a organizar a festa surpresa... Por isso sai para comprar pizza.
Os detalhes da ilustração não podem ser esquecidos porque tem sua fiel função, como cachimbo, caneta (o tipo de caneta), diploma de detetive, postura de ambos os personagens são posições clássicas de relatos de detetives.
O nome do filme do cinema, tudo ligado a cachorro, são dados criativos do autor que tem que ser elogiado, mesmo sabendo que o autor é reconhecido no universo das HQs, o que este mundo vizinho dos livros que são as HQ que também permitem ser o que quisermos e estar onde desejarmos é só mergulhar numa história e permitir-se ser conduzido (a).
Será que teremos mais casos para serem desvendados por estes dois detetives atrapalhados e muito deliciosamente engraçados? Espero que sim...




2 comentários:

  1. Gino & Polaco foram lançados há uns quase 30 anos e voltaram à impressão por obra e graça da Kimera Editora recentemente, mas esta é a primeira resenha deste livrinho. Adorei a resenha, muito legal mesmo a ótica e a análise da obra que é muito singela pois a escrevi com vinte e poucos anos, não tinha tanto a dizer.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Convido a todos a visitar e conhecer a fanpage do Gino & POlaco no facebook em https://www.facebook.com/ginoepolaco/

    ResponderExcluir